• Adriana Moura

Mudança sem sofrimento

Atualizado: Mai 3


Depois de finalmente encontrar a casa dos seus sonhos, vem aquela parte que talvez seja a mais difícil: a mudança. Organizar e embalar todos os pertences para o transporte, conviver com pilhas de caixas por semanas a fio, lidar com a desorganização... Nada disso é muito agradável.


Em mais um artigo sobre a organização da casa, veremos como ter menos dor de cabeça para colocar a casa nova em ordem e como se preparar para a mudança com o mínimo de sofrimento.


Para fazer uma mudança sem estresse, o ideal é se planejar com pelo menos três meses de antecedência. Considere também contratar uma profissional em organização pode cuidar de todos os detalhes para que sua vida no novo lar se inicie com muito mais tranquilidade e, claro, organização.

Apesar de não ser tarefa fácil, podemos listar algumas dicas para tornar o processo de mudança menos cansativo e muito mais agradável:


Primeiro, você deve programar a entrega de móveis novos (se for o caso) na nova casa, providenciar a ligação de luz, água, gás, internet, telefone, etc. Com tudo funcionando fica mais fácil até para organizar um lanchinho rápido. Confira as medidas dos cômodos, portas, elevadores e escadas (para ter certeza de que todos os móveis podem ser transportados ou para prever serviços especiais, como içamento externo, por exemplo), evitando assim dores de cabeça. Providenciar uma boa limpeza do local antes da mudança chegar é super bem-vindo! Existem empresas especializadas nesse serviço. Se vai morar em condomínio, normalmente existem regras de dias e horários para descarregar mudanças. Por isso, fique atenta!


Segundo, a contratação de uma boa empresa especializada em mudanças que conte com pessoal capacitado principalmente para embalagem e transporte de materiais frágeis.


Terceiro, o descarte de objetos que possam (ou devam) ser doados ou descartados.


Quarto, no dia da mudança na casa nova, Os móveis grandes (sofá, mesas, armários) devem ser colocados primeiro dentro de cada cômodo. Só depois vêm as caixas que chegarão todas identificadas, facilitando a organização.


Quinto, no primeiro dia na casa nova a organização é imprescindível. Comece sempre pelos quartos, arrume um pouquinho o banheiro e a cozinha. Ou seja, básico para a família dormir, fazer refeições rápidas e usar o banheiro com conforto.


Por fim, abra um espumante e, ao contrário do que manda a etiqueta, agite para abrir e deixe cair um pouco na casa nova. Diz a lenda que traz sorte e não custa tentar para uma nova vida com renovação.