• Adriana Moura

Organização da Cozinha

Atualizado: Mai 3


Neste segundo artigo sobre a organização dos ambientes da casa, vamos falar um pouco sobre a organização da cozinha, um cômodo onde uma família típica passa boa parte do tempo e que nos transmite uma grande sensação de bem-estar quando arrumada.


Não tem nada pior do que estar com pressa e não encontrar a tampa do pote. Com as dicas abaixo você terá seus armários e gavetas sempre organizados e fáceis de manter.


Conte com ajuda de organizadores para ganhar mais espaços dentro do armário da cozinha. Esses produtos são incríveis para manter o ambiente em ordem e deixar tudo mais prático.


Guarde os potes um dentro do outro e as tampas ao lado. Dessa forma fica mais fácil de achar e aproveitar os espaços. Jogue fora os potes velhos, e os potes sem tampas podem virar organizadores de gavetas, que tal? Uma cesta para deixar dentro da geladeira por exemplo; com margarina, geleia, requeijão tudo de fácil alcance para colocar à mesa no seu café da manhã ou da tarde.

Cozinha organizada não combina com bancada cheia de objetos. Deixe na bancada apenas os itens que usa com mais frequência, os demais, guarde em outro lugar.


Evite deixar alimentos nas panelas sobre o fogão, pois além de deixar o ambiente desorganizado, essa prática também pode fazer com que os alimentos estraguem, o que pode ser um perigo para a saúde. A dica é sempre guardar as sobras de comida após as refeições em potes de plástico (tome cuidado com o Bisfenol-A (BPA) que é um composto utilizado na fabricação de policarbonato, um tipo de resina usada na produção da maioria dos plásticos, fique atento no rotulo da embalagem ao comprar). Já o uso de potes de vidro tem sido cada vez mais frequente, principalmente para conservar alimentos na geladeira.


Não deixe o fogão para limpar depois, já que a sujeira acumulada se torna ainda mais difícil de limpar. O vinagre de álcool é ótimo para esse serviço. Também não é interessante deixar a louça acumular sobre a pia ou na lavadora, já que isso pode fazer com que a sujeira acumule e cause maus odores. Deixar a louça secar pode ser uma opção interessante, mas evite deixar de um dia para o outro, pois a poeira pode se acumular sobre as peças.


Usar potes herméticos é sempre uma boa para acondicionar aquele alimento que acabou de retirar do saquinho. Certifique-se de que o pote tenha uma boa vedação para evitar a perda da qualidade do seu produto. Etiquetas para identificação sempre são bem-vindas. Aproveite que acabou de abrir a embalagem e verifique a data de vencimento para escrever na etiqueta.


Ter uma gaveta com divisórias também é bem importante para encontrar aquela colher em especial. Hoje no mercado já temos vários modelos. Ganchos de armário são super práticos para pendurar as xícaras e canecas. Panos de prato e paninho de mão ficam ótimos dobrados em camadas nas gavetas da cozinha.