• Adriana Moura

Talheres e Taças à Mesa

Atualizado: Mai 1

Os talheres e as taças são colocados à mesa de acordo com o que se vai comer e usados à medida que os pratos chegam.

Do lado esquerdo do prato são colocados os garfos e, à direita, as facas e colheres. Acima do prato há os talheres de sobremesa, menores do que os usados para os pratos quentes.


As facas ficam à direita porque, pelo menos em tese, deveríamos usar a mão direita para cortar. Isso nem sempre é verdade, no entanto e algumas pessoas têm dificuldade de fazê-lo. Nesses casos, já se considera aceitável trocar os talheres de mão de acordo com a necessidade. Se você for canhoto, não há problema; o importante é manusear os talheres com delicadeza. Se à direita houver três facas, sendo a de fora ligeiramente menor, significa que haverá uma entrada fria e que, do lado esquerdo, estarão os três garfos correspondentes.


Assim que você tiver terminado são retirados os pratos e os talheres, que devem ser colocados um junto do outro em paralelo e com o cabo virado para você na posição das seis e meia no relógio.


Sobrarão quatro talheres de cada lado. A faca de ponta e o garfo com três dentes são usados para peixe ou frutos do mar. Depois disso, provavelmente virá uma carne, para a qual usa-se a faca e garfo normais, que por estarem próximos do prato, serão os últimos a serem utilizados.


Quanto aos talheres de sobremesa, a faca fica junto ao prato com o cabo voltado para a direita e a lâmina perto do prato. Acima dela, fica o garfo, com o cabo voltado para a esquerda, acima do qual há a colher, com o cabo no sentido da faca, à direita. O uso dependerá do que vier; sorvete (colher) ou frutas (garfo e faca). Já as taças têm tamanhos diferentes e são colocadas acima do prato à direita, em ordem decrescente da esquerda para a direita. A primeira taça, normalmente a maior (embora a segunda seja às vezes maior que a primeira), é para água. A segunda é a de vinho: se for mais larga é de vinho tinto e, se mais delgada, de vinho branco. Se houver uma taça estreita e alta atrás da de água, entre esta e a de vinho tinto, ela é dedicada para espumantes. As bebidas serão servidas na ordem de chegada dos pratos. As taças de vinho devem ser manuseadas pela haste, para que a bebida não esquente com o calor das mãos.