• Meillyn Lemos

Organização interna para resgatar sua autoestima

Atualizado: Ago 16

A mulher que se ama de verdade consegue se ajudar no equilíbrio emocional! Sim ou não? É com essa afirmação de positividade que quero que você leia este texto agora.


Temos falado constantemente da organização da casa e de como ela te ajuda a aumentar o seu bem-estar. Porém, é preciso reconhecer que vivemos um momento muito atípico na nossa história e na história do mundo, possivelmente vivenciando algo que não será presenciado novamente neste século. Neste contexto, fica a pergunta: e a nossa casa interior? É suficiente manter os ambientes da casa organizados, mas ao mesmo tempo ter o nosso "ambiente interno" caótico? E como podemos levar os conceitos da organização pessoal pra dentro das nossas mentes e corações?


Ora, precisamos entender que as mesmas ideias que se aplicam ao nosso ambiente externo podem ser "traduzidos" para o nosso mundo interior. Você que é mulher e cuida muito bem da sua casa e da sua família, não deve esquecer que dentro de você também existe uma casa única, muito linda e valiosa.

Sabe aqueles dias em que mal levantamos da cama e já estamos reclamando? Ou pensando o quanto difícil será o dia? Ou das diversas coisas que estão pendentes? Simmmm, isso pode acontecer e tudo bem e somos todas iguais e eu também tenho dias assim, tanto quanto você.


Nossa rotina se intensificou muito mais com o "novo normal" e com isso também estamos mais abandonadas e sem energia para nós mesmas. Temos muito tempo, porém não temos motivação para fazer o que é bom pra nós, priorizando sempre o bem-estar dos outros. A casa e a família passam a ser mais importantes que nossa casa interior.



Nossa motivação pelo autocuidado precisa ser renovado todos os dias, seja um dia favorável ou não, pois é através desse olhar interno que conseguimos manter a conexão interior e, mais importante, o equilíbrio emocional essencial para conduzir nossas tarefas do dia a dia.


Para que isso seja possível vou te passar 5 dicas bem fáceis e ao mesmo tempo muito valiosas pra tornar você uma mulher mais segura e saudável mentalmente:

  1. Olhe-se no espelho e se autoelogie ao acordar e sempre que possível ao longo do dia.

  2. Faça algo que te dê prazer pessoal (caminhada, culinária, cochilo, filme, meditação, o que gostar). O hormônio da felicidade se manifesta com ações prazerosas.

  3. Estabeleça uma mini-meta todos os dias pra cumprir no final do dia. Cumprir uma mini-meta gera sensação de utilidade e satisfação pessoal.

  4. Escolha e use sua melhor roupa em dias mais animados, mesmo que em casa. A sensação de estar bem vestida gera um sentimento de amor próprio pelo autocuidado.

  5. Invente algo gostoso para comer. O prazer da saciedade também gera conforto emocional e transmite bem estar.

Se você ainda sentir uma necessidade grande em motivar ações para o seu dia ser mais agradável, aquele bom papo com a amiga e uma xícara de café ajuda bastante. Conte comigo e até a próxima!

68 visualizações