• Adriana Moura

Cinco dicas de organização para as festas de final de ano


As celebrações de fim de ano em 2020 serão diferentes do habitual

As festas de final de ano estão chegando!


Este ano de 2020 certamente será lembrado como um dos mais atípicos que a nossa geração terá vivido. As festas de final de ano não têm como não ser afetadas pelo quadro atual dos acontecimentos e certamente ocorrerão em um cenário bem diferente do habitual. Cada familia, entretanto, deve comemorar dentro das suas capacidades e limitações, tomando os cuidados necessários, evitando aglomerações, mesmo que isso implique celebrações mais discretas e reservadas do que nos anos anteriores.


Nessa conjuntura, a organização é nossa aliada (como em tudo, aliás, não é mesmo?). Então vejamos que dicas de organização podemos enumerar para que as nossas festas ocorram da melhor forma possível.


1) Planejamento


Evite a correria das últimas semanas do ano. Não é por que estamos vivendo uma pandemia que as pessoas deixarão de comprar tudo na última hora. Comece pensando no número de convidados. Lembre-se de que a recomendação das autoridades sanitárias é evitar aglomerações tanto quanto possível, por isso priorize e prefira convidar apenas alguns poucos membros da família.


Em seguida, considere a decoração que vai usar, o cardápio que será servido e assim por diante. Bebidas, frutas secas e alimentos não perecíveis podem e devem ser comprados com antecedência porque podem ser armazenados tranquilamente por até 30 dias ou mais. Com isso, você evitar as filas e aglomerações e ainda aproveita preços mais baixos, já que eles tendem a subir nas últimas semanas do ano.


2) O que vai usar?


Separe as louças, verifique se não há nada quebrado, decida se vai usar guardanapo de tecido ou papel. Guardanapos de papel com temas natalinos ou de ano novo são relativamente fáceis de encontrar, baratos e dão um charme todo especial à sua mesa.


Neste ano, nós tivemos que passar tantos meses longe daqueles que amamos. Então por que não aproveitar a oportunidade para montar uma mesa toda especial para receber aquelas poucas pessoas mais próximas da nossa família para um momento especial, não é mesmo?


3) Menu


Após definir o número de convidados, é importante verificar se algum deles possuir alguma intolerância alimentar. É importante organizar também os aspectos mais operacionais, por assim dizer, da noite: vai comprar a ceia pronta? Vai fazer você mesma? cada um trará um prato? No caso desta última opção, o ideal é definir o que exatamente cada um levará, para assim evitar duplicidade.


4) Crianças


Você pode reservar um cantinho para elas, decorando com um tema especial para criançada. Inovar é a palavra da vez. Até os pratos servidos para os pequenos podem ser mais simples, um filé de frango ou chester, arroz sem muitas especiarias, etc. Montar também um cantinho com doces, brigadeiros, cupcakes com tema natalino e balas. A criançada adora.


Nunca é demais enfatizar: sem exagerar no número de crianças. Lembre-se que elas são tão vulneráveis ao coronavírus quanto qualquer um de nós.


5) Decoração


Use e abuse do que você tem em casa:

  • Um vidro de tomate vazio serve como vaso de decoração.

  • Sobraram bolinhas da árvore de Natal? Use-as para enfeitar a mesa.

  • Pratos com cores variadas podem compor sua mesa com um estilo diferente.

  • Sabe aquele jogo de taças que está incompleto ou desfalcado? Use uma delas, vire-a e use como suporte de vela.

  • Arranjos artificiais estão em alta. Use a criatividade na hora de levar amor à mesa.

Estamos passando por um momento muito difícil para todos, mas com criatividade e muito carinho, podemos fazer uma pequena festa, discreta, pequena, mas muito especial!


Aproveitem o final de ano, um Feliz Natal e um 2021 muito melhor para todos nós!

3 visualizações0 comentário