Roberto Figueiredo
Coronavírus e organização
Atualizado: 1 de ago. de 2020
Olá, boa noite a todos. Esse é o meu primeiro texto aqui no blog da InPllace e eu gostaria de falar de um tema bem atual; a pandemia do Coronavírus
O Balanço do Ministério da Saúde, divulgado na segunda-feira (25/05) informa 23.473 mortos e 374.898 casos. O Brasil é o segundo país no mundo com o maior número de casos confirmados da doença, atrás dos Estados Unidos. Mediante esse cenário, respondo algumas perguntas sobre o Covid-19.
O que é a COVID-19?
A COVID-19 é uma doença respiratória causada por um novo coronavírus , o SARSCov-2, que apresenta sintomas semelhantes a pneumonia. O vírus foi identificado em Wuhan, China, marcando o início de sua propagação em todo o mundo. Coronavírus (CoV), assim chamado por sua "aparência de coroa", são uma grande família de vírus RNA que infectam mamíferos (incluindo humanos) e pássaros e incluem os vírus responsáveis por doenças como a doença Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).
Qual a diferença entre vírus e bactéria?
A principal diferença é que a bactéria é formada por uma célula, é um ser vivo, o vírus não tem célula, não é um ser vivo, é uma partícula, isto é, precisa entrar numa célula de um organismos vivo para conseguir se reproduzir.
Como o COVID-19 se espalha?
Pensa-se que o vírus se espalhe principalmente de pessoa-a-pessoa:
Entre pessoas que estão em contato próximo com um ao outro (a cerca de 6 pés).
Através de gotículas respiratórias produzidas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra, aerossois produzidas pela fala e até lágrimas
Quais são os sintomas da COVID-19?
Febre
Tosse seca
Falta de ar
Perda de paladar
Perda de olfato
Como evitar espalhar doenças para outros se estiver doente?
Fique em casa quando estiver doente.
Cubra a tosse com o cotovelo ou espirre com um lenço de papel e depois jogue no lixo.
Limpe e desinfete regularmente objetos e superfícies tocados frequentemente
Ligue com antecedência para um profissional de saúde se você desenvolver doença com febre e sintomas respiratórios, como tosse ou dificuldade em respirar, e esteve em contato próximo com uma pessoa conhecidamente com COVID-19.
Existe uma vacina ou tratamento para COVID-19?
Nenhuma vacina atual existe para COVID-19, mas a ensaios clínicos estão em andamento. Profissionais médicos podem ajudar aliviar os sintomas de pessoas com COVID-19. Certas terapias experimentais, como medicamentos anti-malária e plasma, foram aprovados pela FDA como tratamentos de emergência.
Como me proteger?
Lave bem as mãos e frequentemente com água e sabão ou desinfetante das mãos à base de álcool.
Evite contato próximo com pessoas que estão doentes.
Evite tocar seu rosto com as mãos não lavadas.
Siga todos as diretrizes locais níveis nacional e estadual sobre distanciamento social, quarentena e viagens.
Use máscaras ao sair de casa ou em proximidade com grupos de risco (idosos por exemplo).
E o que tudo isso tem a ver com organização?
Esta é realmente uma boa pergunta e fico feliz que você tenha perguntado. A InPllace é uma empresa de organização pessoal. As técnicas e hábitos propagados, ensinados e introduzidos por uma Personal Organizer podem te ajudar no combate ao coronavírus. Quer saber como? Posso te dar alguns exemplos.
Uma personal organizer pode te ajudar a criar uma "área suja" na sua casa, onde ficam os calçados que chegam da rua, as máscaras usadas e as roupas que precisam ser lavadas, aquelas mesmas que você usou o dia todo em locais de potencial contaminação (transporte público, hospitais e assim por diante).
Além disso, é imprescindível adotar técnicas e rotinas correta de higienização das máscaras de tecido, tema sobre o qual a Adriana Moura já falou anteriormente aqui no blog.
A P.O. pode ainda te ajudar a elaborar cardápios úteis e práticos para te ajudar a preparar e organizar as refeições em casa, já que a maioria de nós não pode e nem deve sair para comer fora.
Espero que essas dicas sejam úteis e que todos os leitores e suas famílias fiquem bem.
Um grande abraço!
Roberto Martins Figueiredo (Dr. Bactéria)
(Base Bobliográfica ASM)