• Adriana Moura

Detalhes à Mesa


O comportamento à mesa depende, naturalmente, do ambiente em que estamos. Refeições mais informais, em casa, com a família ou na praia não requerem muita atenção e podem ser mais descontraídos. Por outro lado, ninguém quer fazer feio naquele jantar de negócios, não é mesmo?


Para te ajudar a manter a elegância durante refeições mais formais, aqui vão algumas dicas simples que podem te ajudar ao sentar-se à mesa:


Guardanapo na Gola

Só use se estiver em um ambiente mais informal, como uma cantina italiana e apenas para saborear massas, que podem sujar a roupa. Algumas casas inclusive já fornecem um acessório exclusivamente com esse fim, que pode ser preso adequadamente ao redor do pescoço ou nos botões da camisa.


Por falar em guardanapo, o de pano vai sempre aberto no colo e os de papel ficam sobre a mesa mesmo durante a refeição. Atente apenas para que, se de papel, não voem devido à ventilação do lugar. Se o guardanapo cair, o garçom se encarregará de trazer outro. Se ele não o fizer, não há problema em pedir-lhe outro. Se você for ao banheiro ou terminar a refeição, o guardanapo deve ser deixado sobre a mesa à direita do prato, sem dobrar, indicando que está em uso.


Retocar maquiagem

Nem pense em retocar o batom ou o pó à mesa, mesmo que você tenha um espelhinho na bolsa. É um gesto demasiado íntimo e nenhum dos seus amigos é obrigado a compartilhá-lo com você. Peça licença e vá ao toalete. Lá é o lugar adequado para isso.


Pratinho de pão

O pratinho de pão e a faca que nele fica sobreposta devem ser usados à esquerda do prato pequeno de inicio da refeição até a sobremesa.


Sobremesa

Se a refeição já durar mais de uma hora e meia e todos tiverem comido uma entrada demorada, espere um sinal do anfitrião para pedir a sobremesa. Se ele pedir, peça sem medo. Senão, é o caso de passar direto para o café.

0 visualização