• Adriana Moura

O que é e o que faz uma Personal Organizer

Quem me acompanha das redes sociais ou visita o meu site regularmente certamente já me ouviu falar muito sobre o trabalho da Personal Organizer. Eu mesma me apresento como uma Personal Organizer. As perguntas frequentes do site dão uma boa ideia do que fazemos. Outros artigos aqui no blog já trataram de alguns dos serviços prestados pela InPllace e que estão diretamente relacionados com o trabalho e assim por diante.


Ainda assim, muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto ao trabalho de Personal Organizer. É natural, uma vez que é uma profissão relativamente nova no Brasil. Por aqui, esse profissional é algumas vezes chamado de Organizador Pessoal, Profissional de Organização ou Consultor em Organização. Esses termos são todos sinônimos, mas não ajudam muito a entender o que fazemos. Então quero aproveitar este espaço para esclarecer algumas dúvidas ainda comuns e desfazer alguns mitos em torno da profissão. Vamos lá, então?

Se você não sabe o que é Personal Oorganizer, vamos te ajudar a entender.

Personal Organizer é uma profissional qualificada para apresentar soluções de organização e otimização de espaços. Possui habilidades e técnicas que permitem criar ordem a partir da bagunça doméstica típica e propor mudanças (muitas vezes bem simples) para a sua casa, tornando-a mais prática e funcional, que afetarão a sua vida de forma definitiva, tornando-a mais tranquila e menos estressante.


A Personal Organizer pode atuar, portanto, em diferentes áreas, tais como:

  • Organização residencial

  • Organização corporativa

  • Organização digital

  • Pré e pós-mudança

  • Treinamento de funcionários do trabalho doméstico

  • Consultoria para recém-casados (organização da casa nova, um serviço muitas vezes conhecido como "personal wedding")

  • Realização de workshops e palestras

  • Assessoria para acumuladores

  • Atendimento ao idoso

  • Serviços de gestão de tempo e produtividade

  • Cuidados com a gestante, planejamento da gestação e preparação para a chegada do bebê (serviço conhecido como "baby planner")

  • etc.

Essa lista nem de longe esgota todos os campos de atuação da profissional de organização, que é muito mais amplo do que seria possível listar aqui neste texto. Além disso, algumas de nós especializam-se em determinados nichos menos comuns. Eu, por exemplo, ofereço um serviço especial de assessoria a celíacos que tem sido muito útil para quem, como eu, sofre com essa doença.

A organização de armários é um dos serviços mais tradicionais da Personal Organizer.

A profissão de Personal Organizer surgiu na década de 80 nos Estados Unidos,

mas o serviço chegou no Brasil por volta do ano de 2004. E cada vez vem crescendo mais e assumindo um papel fundamental na vida de quem busca os nossos serviços.


Mas como Funciona na Prática?


O trabalho da Personal Organizer é normalmente realizado em etapas. Uma boa personal organizer dificilmente executa o trabalho logo no primeiro contato com o cliente. Quando um interessado entra em contato e solicita um orçamento, o profissional normalmente vai até o local a ser organizado para realizar o que chamamos de uma visita técnica. Eu, particularmente, não abro mão dessa visita, muito embora algumas colegas de profissão realizem essa primeira avaliação apenas por fotos ou vídeos. Eu prefiro usar esse recurso apenas em último caso, quando uma visita presencial realmente é infactível (em tempos de pandemia, por exemplo). Esse primeiro contato é fundamental para conhecer o cliente e permitir que ele conheça a profissional que posteriormente irá atendê-lo.

A visita técnica é parte indispensável do trabalho da Personal Organizer

Na visita técnica, a profissional vai avaliar a natureza e a dimensão do serviço a ser realizado, materiais que serão necessários, horas de trabalho requeridas, disponibilidade do clientes, aspectos logísticos e operacionais (por exemplo, normas do condomínio) e assim por diante. Somente após essa análise a profissional pode elaborar um orçamento personalizado para o cliente, contendo valores, dias de trabalho, lista de materiais e quantidade de assistente (se necessário). Todo o material organizador é levado (na maioria das vezes) em consignação. Desta forma é mais prático e econômico para o cliente, pois tudo aquilo que não for usado é devolvido para a loja e pago posteriormente.


Após a execução dos trabalhos é possível realizar alguns trabalhos de manutenção, por assim dizer, que envolvem o treinamento dos empregados e diaristas da casa e a possível realização de visitas de acompanhamento periódicas, para assegurar que a organização inicial seja mantida no longo prazo.


É possível ainda contratar a consultoria de uma personal organizer como complemento ao trabalho do arquiteto nas reformas da casa ou confecção de móveis planejados. Um bom profissional está preparado para receber o projetos dos móveis e comunicar-se com o arquiteto ou designer para assegurar que o resultado final será o mais eficiente possível para cada pessoa, de forma personalizada.


Como escolher uma profissional de organização?


Como ocorre com quase todos os serviços, a indicação é sempre um excelente guia. Procure falar com amigos e familiares para saber se alguém conhece ou já contratou uma personal organizer. Faça buscas nas redes sociais e sempre leia as avaliações. Existem sites agregadores de serviços que podem "indicar" profissionais da área, mas nem sempre são confiáveis porque normalmente não há nenhum filtro para selecionar bons profissionais. Basta pagar para ser listado.

Escolher um bom profissional é essencial.

Em quase todas as atividades humanas, há bons e maus profissionais e na nossa área não seria diferente. Há aqueles profissionais que estudaram e se prepararam e há os oportunistas, aqueles que oferecem serviços básicos de limpeza e arrumação, mas divulgam como organização por que "está na moda".


Pedir mais de um orçamento é também o ideal, até para você conhecer o método de trabalho de cada um. Muitas vezes a proposta já nos permite distinguir o bom profissional do amador que se oferece a um preço substancialmente mais baixo.


Depois de toda essa análise, entre em contato com a InPllace! Tenho certeza que você vai se surpreender.